Common Rail Avançado

160,00 

Common Rail é um sistema utilizado nos sistemas a diesel, que utiliza um único tubo para transportar o combustível do depósito de combustível para os injectores do motor. A ideia é gerar uma pressão mais elevada para que o gasóleo possa ser distribuído uniformemente.

Uma das vantagens do common rail é que permite uma dosagem de combustível muito precisa e controlada e também uma pressão de injecção elevada para distribuir o combustível de forma óptima.

O curso profissional de Common Rail Avançado da iQ4Y é dirigido a todos os interessados em desenvolver competências e atualização de conhecimentos da tecnologia associada à evolução dos sistemas de injecção Common Rail

Curso em regime de Ensino Presencial, com a duração de 8 horas.

Destinatários

  • Profissionais do sector automóvel, com atividade na área de manutenção/reparação automóvel.

Certificação

O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.

A iQ4Y é entidade certificada pela DGERT.

Modalidade de Formação

Formação contínua.

No final da formação, os formandos serão capazes de:

  • Identificar os princípios funcionamento do sistema Common-rail;
  • Identificar os componentes do sistema Common-Rail e suas funções;
  • Diagnosticar avarias em sistemas de injeção Commom-rail com recurso a equipamento de diagnostico eletrónico avançado;
  • Efetuar operações de manutenção e reparação em motores equipados com sistema de injeção Common-rail de última geração.

MÓDULO I: Sistemas de Injeção: COMMON RAIL

  • Funcionamento do sistema de injeção de combustível common- rail;
  • Evolução técnica dos componentes do sistema de common-rail: injetores solenoides e piezoelétricos: bombas de baixa e alta pressão; sensores e atuadores;
  • Sistemas auxiliares: sobrealimentação, EGR, Filtros de partículas;

MÓDULO II: Diagnóstico e manutenção do sistema COMMON RAIL

    • Teste de injetores, circuito de baixa pressão e circuito de alta pressão, com recurso a ferramenta específica;
    • diagnóstico eletrónico via OBD do sistema de injeção;
    • Operações específicas de sistemas common-rail:
    • Adaptação de sensores,
    • Codificação de injetores,
    • Regeneração de filtro de partículas.
    • Substituição de componentes e ferramenta específica;

A metodologia e a forma de transmissão de informações é dividido em uma etapa teórica com definições de conceitos e funcionamento. Contendo também uma segunda etapa prática, a qual é realizada por um formador qualificado.

A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

  1. Avaliação Contínua/Formativa – Avaliação das aprendizagens nos módulos (domínio dos conteúdos): 80% equivalente a Testes de avaliação, aulas práticas, se aplicável, e outros trabalhos
  2. Avaliação Contínua – Participação e relações interpessoais 20% (equivalente a 10% e 10% para cada parâmetro, respetivamente).
  3. Avaliação Final/Sumativa – média entre a avaliação das aprendizagens nos módulos – domínio dos conteúdos (80%) + Participação e Relações Interpessoais nos módulos (20%).

Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.

No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.

Detalhes

Automóvel

  •  8 horas
  •  Presencial
  •  Duração: 1 dia

Isento de IVA ao abrigo do nº10 do artº9 do CIVA.

Datas de início

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