O Common Rail é um sistema utilizado nos sistemas a diesel, que utiliza um único tubo para transportar o combustível do depósito de combustível para os injectores do motor. A ideia é gerar uma pressão mais elevada para que o gasóleo possa ser distribuído uniformemente.
Uma das vantagens do common rail é que permite uma dosagem de combustível muito precisa e controlada e também uma pressão de injecção elevada para distribuir o combustível de forma óptima.
O curso profissional de Common Rail Avançado da iQ4Y é dirigido a todos os interessados em desenvolver competências e atualização de conhecimentos da tecnologia associada à evolução dos sistemas de injecção Common Rail
Curso em regime de Ensino Presencial, com a duração de 8 horas.
Destinatários
- Profissionais do sector automóvel, com atividade na área de manutenção/reparação automóvel.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.
A iQ4Y é entidade certificada pela DGERT.
Modalidade de Formação
Formação contínua.
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Identificar os princípios funcionamento do sistema Common-rail;
- Identificar os componentes do sistema Common-Rail e suas funções;
- Diagnosticar avarias em sistemas de injeção Commom-rail com recurso a equipamento de diagnostico eletrónico avançado;
- Efetuar operações de manutenção e reparação em motores equipados com sistema de injeção Common-rail de última geração.
MÓDULO I: Sistemas de Injeção: COMMON RAIL
- Funcionamento do sistema de injeção de combustível common- rail;
- Evolução técnica dos componentes do sistema de common-rail: injetores solenoides e piezoelétricos: bombas de baixa e alta pressão; sensores e atuadores;
- Sistemas auxiliares: sobrealimentação, EGR, Filtros de partículas;
MÓDULO II: Diagnóstico e manutenção do sistema COMMON RAIL
-
- Teste de injetores, circuito de baixa pressão e circuito de alta pressão, com recurso a ferramenta específica;
- diagnóstico eletrónico via OBD do sistema de injeção;
- Operações específicas de sistemas common-rail:
- Adaptação de sensores,
- Codificação de injetores,
- Regeneração de filtro de partículas.
- Substituição de componentes e ferramenta específica;
A metodologia e a forma de transmissão de informações é dividido em uma etapa teórica com definições de conceitos e funcionamento. Contendo também uma segunda etapa prática, a qual é realizada por um formador qualificado.
A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
- Avaliação Contínua/Formativa – Avaliação das aprendizagens nos módulos (domínio dos conteúdos): 80% equivalente a Testes de avaliação, aulas práticas, se aplicável, e outros trabalhos
- Avaliação Contínua – Participação e relações interpessoais 20% (equivalente a 10% e 10% para cada parâmetro, respetivamente).
- Avaliação Final/Sumativa – média entre a avaliação das aprendizagens nos módulos – domínio dos conteúdos (80%) + Participação e Relações Interpessoais nos módulos (20%).
Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.