O curso Atestação de Técnicos de Ar Condicionado Automóvel é uma formação obrigatória para todos os profissionais que intervêm em sistemas de climatização em veículos com gases fluorados. Esta formação visa assegurar que o técnico está devidamente preparado para realizar operações como carga, recuperação e diagnóstico de sistemas de ar condicionado, em conformidade com a legislação ambiental europeia.
Ao longo do curso, os formandos adquirem conhecimentos sobre:
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Funcionamento de sistemas de climatização automóvel
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Propriedades e riscos dos gases refrigerantes
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Boas práticas ambientais e de segurança
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Utilização de equipamentos de recuperação e recarga
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Requisitos legais e documentação exigida
O curso inclui formação teórica e prática, terminando com uma avaliação certificadora. Após conclusão com sucesso, o participante obtém o certificado oficial de técnico de ar condicionado automóvel, reconhecido pela entidade competente.
Esta certificação é indispensável para exercer legalmente esta atividade e constitui também uma mais-valia para oficinas e profissionais que desejam oferecer um serviço especializado, responsável e em conformidade com as normas ambientais em vigor.
Curso em regime de Ensino Presencial, com a duração de 12 horas.
Destinatários
- Profissionais do sector automóvel, com atividade na área de manutenção/reparação automóvel.
Certificação
O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.
A iQ4Y é entidade certificada pela DGERT.
Modalidade de Formação
Formação contínua.
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Conhecer a legislação em vigor que regulamenta o manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa aplicados em veículos a motor;
- Identificar a cadeia frigorífica de um sistema de climatização automóvel;
- Manusear em segurança cilindros contendo fluídos fluorados com efeito de estufa.
COMPONENTE TEÓRICA
- Utilização de sistemas de ar condicionado que contêm gases fluorados com efeito de estufa instalados em veículos a motor, impacto ambiental dos gases fluorados refrigerantes com efeito de estufa e regulamentação ambiental correspondente
1.a) Conhecimento elementar do funcionamento dos sistemas de ar condicionado (AC) instalados em veículos a motor
– Tipos e características dos sistemas de AC;
– Função e princípio de funcionamento dos sistemas de AC;
– Tipo e características dos componentes dos sistemas de AC;
– Função e princípio de funcionamento dos componentes dos sistemas de AC;
– Tipo e características dos fluidos refrigerantes;
– Tipo e características dos óleos lubrificantes;
– Técnicas de frio;
1.b) Conhecimento elementar da utilização e propriedades dos gases fluorados com efeito de estufa utilizados como refrigerantes nos sistemas de AC instalados em veículos a motor e do impacto das emissões destes gases no ambiente (ordem de grandeza do seu potencial de aquecimento global no contexto das alterações climáticas)
– Tipos e características dos gases fluorados com efeito de estufa;
– Utilizações dos gases fluorados com efeito de estufa;
– Impacte no ambiente das emissões de gases fluorados com efeito de estufa;
– Efeito de Estufa;
– Aquecimento global e Potencial de aquecimento global (PAG).
– Tipos e características dos fluidos alternativos.
1.c) Conhecimento elementar das disposições legais pertinentes
– Acordo de Paris;
– Lei de Bases do Clima – Lei n.º 98/2021;
– Plano Nacional Energia e Clima 2030 – Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho;
– Regulamento (UE) n.º 517/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril;
– Diretiva 2006/40/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio;
– Regulamento (CE) n.º 307/2008 da Comissão, de 2 de abril;
– Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro;
– Restrição ao uso de fluidos refrigerantes;
– Obrigações e responsabilidades do operador e do responsável pela intervenção;
– Tratamento, encaminhamento e destino final de fluidos;
– Manutenção de registos e comunicação de dados;
– Rotulagem de fluidos e equipamentos.
COMPONENTE PRÁTICA
2– Recuperação ecológica dos gases fluorados com efeito de estufa
2.a) Conhecimento dos procedimentos comuns de recuperação dos gases fluorados com efeito de estufa (componente teórica);
2.b) Manusear um cilindro de refrigerante
2.c) Fazer e desfazer a ligação do equipamento de recuperação aos portos de serviço de um sistema de AC instalado num veículo a motor que contém gases fluorados com efeito de estufa
2.d) Utilizar o equipamento de recuperação
– Equipamentos de recuperação e de diagnóstico eletrónico;
– Medição e controlo de pressões;
– Reconhecimento e identificação do fluido em utilização;
– Verificação do sistema – Diagnósticos à válvula de controlo, aos sensores, ao ventilador, aos servomotores e à estanquicidade do circuito;
– Testes de funcionamento e rendimento;
– Manuseamento do cilindro de fluído frigorigéneos;
– Recuperação, evacuação e carga do sistema de AC;
– Lavagem do sistema de AC;
– Métodos para deteção de fugas;
– Diferenças entre circuitos de AC com fluidos refrigerantes diferentes;
– Sistemas de AC instalados em veículos híbridos /elétricos.
A metodologia e a forma de transmissão de informações é dividido em uma etapa teórica com definições de conceitos e funcionamento. Contendo também uma segunda etapa prática, a qual é realizada por um formador qualificado.
A avaliação implicará nota mínima positiva em cada uma das componentes, teórica e prática, e os pesos das componentes na ponderação da nota final deverá ser no mínimo de 50% para a componente prática e 35% para a componente teórica. Os restantes 15% – avaliação comportamental incide sobre aspetos como assiduidade, pontualidade, interesse, participação, espírito crítico, domínio dos assuntos, relacionamento interpessoal.
A Classificação Final do curso resulta da média ponderada de todos os critérios de avaliação, com a seguinte ponderação:
- Domínio dos Assuntos – 85%
- Formação teórica 35%
- Formação prática 50%
- Participação – 10%;
- Relações Interpessoais – 5%;
Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.
No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.