Atestação Técnicos Ar Condicionado Automóvel

170,00 190,00 

O curso Atestação de Técnicos de Ar Condicionado Automóvel é uma formação obrigatória para todos os profissionais que intervêm em sistemas de climatização em veículos com gases fluorados. Esta formação visa assegurar que o técnico está devidamente preparado para realizar operações como carga, recuperação e diagnóstico de sistemas de ar condicionado, em conformidade com a legislação ambiental europeia.

Ao longo do curso, os formandos adquirem conhecimentos sobre:

  • Funcionamento de sistemas de climatização automóvel

  • Propriedades e riscos dos gases refrigerantes

  • Boas práticas ambientais e de segurança

  • Utilização de equipamentos de recuperação e recarga

  • Requisitos legais e documentação exigida

O curso inclui formação teórica e prática, terminando com uma avaliação certificadora. Após conclusão com sucesso, o participante obtém o certificado oficial de técnico de ar condicionado automóvel, reconhecido pela entidade competente.

Esta certificação é indispensável para exercer legalmente esta atividade e constitui também uma mais-valia para oficinas e profissionais que desejam oferecer um serviço especializado, responsável e em conformidade com as normas ambientais em vigor.

Curso em regime de Ensino Presencial, com a duração de 12 horas.

Destinatários

  • Profissionais do sector automóvel, com atividade na área de manutenção/reparação automóvel.

Certificação

O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.

A iQ4Y é entidade certificada pela DGERT.

Modalidade de Formação

Formação contínua.

No final da formação, os formandos serão capazes de:

  • Conhecer a legislação em vigor que regulamenta o manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa aplicados em veículos a motor;
  • Identificar a cadeia frigorífica de um sistema de climatização automóvel;
  • Manusear em segurança cilindros contendo fluídos fluorados com efeito de estufa.

COMPONENTE TEÓRICA

  1. Utilização de sistemas de ar condicionado que contêm gases fluorados com efeito de estufa instalados em veículos a motor, impacto ambiental dos gases fluorados refrigerantes com efeito de estufa e regulamentação ambiental correspondente

1.a) Conhecimento elementar do funcionamento dos sistemas de ar condicionado (AC) instalados em veículos a motor

– Tipos e características dos sistemas de AC;

– Função e princípio de funcionamento dos sistemas de AC;

– Tipo e características dos componentes dos sistemas de AC;

– Função e princípio de funcionamento dos componentes dos sistemas de AC;

– Tipo e características dos fluidos refrigerantes;

– Tipo e características dos óleos lubrificantes;

– Técnicas de frio;

1.b) Conhecimento elementar da utilização e propriedades dos gases fluorados com efeito de estufa utilizados como refrigerantes nos sistemas de AC instalados em veículos a motor e do impacto das emissões destes gases no ambiente (ordem de grandeza do seu potencial de aquecimento global no contexto das alterações climáticas)

– Tipos e características dos gases fluorados com efeito de estufa;

– Utilizações dos gases fluorados com efeito de estufa;

– Impacte no ambiente das emissões de gases fluorados com efeito de estufa;

– Efeito de Estufa;

– Aquecimento global e Potencial de aquecimento global (PAG).

– Tipos e características dos fluidos alternativos.

1.c) Conhecimento elementar das disposições legais pertinentes

– Acordo de Paris;

– Lei de Bases do Clima – Lei n.º 98/2021;

– Plano Nacional Energia e Clima 2030 – Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho;

– Regulamento (UE) n.º 517/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril;

– Diretiva 2006/40/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio;

– Regulamento (CE) n.º 307/2008 da Comissão, de 2 de abril;

– Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro;

– Restrição ao uso de fluidos refrigerantes;

– Obrigações e responsabilidades do operador e do responsável pela intervenção;

– Tratamento, encaminhamento e destino final de fluidos;

– Manutenção de registos e comunicação de dados;

– Rotulagem de fluidos e equipamentos.

 

COMPONENTE PRÁTICA

2– Recuperação ecológica dos gases fluorados com efeito de estufa

2.a) Conhecimento dos procedimentos comuns de recuperação dos gases fluorados com efeito de estufa (componente teórica);

2.b) Manusear um cilindro de refrigerante

2.c) Fazer e desfazer a ligação do equipamento de recuperação aos portos de serviço de um sistema de AC instalado num veículo a motor que contém gases fluorados com efeito de estufa

2.d) Utilizar o equipamento de recuperação

– Equipamentos de recuperação e de diagnóstico eletrónico;

– Medição e controlo de pressões;

– Reconhecimento e identificação do fluido em utilização;

– Verificação do sistema – Diagnósticos à válvula de controlo, aos sensores, ao ventilador, aos servomotores e à estanquicidade do circuito;

– Testes de funcionamento e rendimento;

– Manuseamento do cilindro de fluído frigorigéneos;

– Recuperação, evacuação e carga do sistema de AC;

– Lavagem do sistema de AC;

– Métodos para deteção de fugas;

– Diferenças entre circuitos de AC com fluidos refrigerantes diferentes;

– Sistemas de AC instalados em veículos híbridos /elétricos.

A metodologia e a forma de transmissão de informações é dividido em uma etapa teórica com definições de conceitos e funcionamento. Contendo também uma segunda etapa prática, a qual é realizada por um formador qualificado.

A avaliação implicará nota mínima positiva em cada uma das componentes, teórica e prática, e os pesos das componentes na ponderação da nota final deverá ser no mínimo de 50% para a componente prática e 35% para a componente teórica. Os restantes 15% – avaliação comportamental incide sobre aspetos como assiduidade, pontualidade, interesse, participação, espírito crítico, domínio dos assuntos, relacionamento interpessoal.

A Classificação Final do curso resulta da média ponderada de todos os critérios de avaliação, com a seguinte ponderação:

  • Domínio dos Assuntos – 85%
    • Formação teórica 35%
    • Formação prática 50%
  • Participação – 10%;
  • Relações Interpessoais – 5%;

Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.

No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.

Detalhes

Automóvel

  •  12 horas
  •  Presencial
  •  Duração: 1 dia e meio, das 14h00 às 18h00 e das 09h00 às 18h00

Isento de IVA ao abrigo do nº10 do artº9 do CIVA.

Datas de início

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