Análise de emissões de escape de injeção gasolina

140,00 

Lidar com análise de gases já é uma realidade no ramo de reparação automóvel. Detectar os níveis de emissão de CO2, por exemplo, é essencial para um diagnóstico preciso.

Um motor a funcionar em condições próximas do ideal apresenta emissão de dióxido de carbono acima de 12%. Do mesmo modo, altos índices de oxigênio (O2) pode ser um indicativo de mistura pobre no motor.

Já a elevada presença de hidrocarbonetos indica que algumas partículas de combustível não foram queimadas na câmara de combustão, traduzindo-se em alto consumo.

A análise de gases é fundamental para o mecânico profissional que trabalha com motores à combustão, por isso, é preciso manter-se atualizado para oferecer um bom trabalho e se destacar da concorrência.

 

Curso em regime de Ensino Presencial, com a duração de 8 horas.

Destinatários

  • Profissionais do sector automóvel, com atividade na área de manutenção/reparação automóvel.

Certificação

O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.

A iQ4Y é entidade certificada pela DGERT.

Modalidade de Formação

Formação contínua.

No final da formação, os formandos serão capazes de:

  • Identificar e caracterizar sistemas de anti-poluição.
  • Identificar e caracterizar sistemas de sobrealimentação.
  • Verificar sistemas de anti-poluição.
  • Verificar sistemas de sobrealimentação

Módulo 1: Sistema de admissão/escape e antipoluição: 

  • Componentes dos sistemas de admissão e escape.
  • Verificação de componentes de sistemas de admissão e escape.
  • Tipos e características de sistemas antipoluição.
  • Componentes do sistema antipoluição.
  • Emissões de poluentes – fatores e dispositivos de controlo.
  • Verificação de sistemas antipoluição.
  • Medição e análise de gases de escape em motores a gasolina.

Módulo 2: Sistema de Sobrealimentação : 

  • Medição e análise de gases de escape em motores a gasolina
  • Emissões de poluentes – fatores e dispositivos de controlo
  • Tipos e características de sistemas de sobrealimentação
  • Componentes do sistema de sobrealimentação
  • Verificação de componentes de sistemas de sobrealimentação

A metodologia e a forma de transmissão de informações é dividido em uma etapa teórica com definições de conceitos e funcionamento. Contendo também uma segunda etapa prática, a qual é realizada por um formador qualificado.

A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

  1. Avaliação Contínua/Formativa – Avaliação das aprendizagens nos módulos (domínio dos conteúdos): 80% equivalente a Testes de avaliação, aulas práticas, se aplicável, e outros trabalhos
  2. Avaliação Contínua – Participação e relações interpessoais 20% (equivalente a 10% e 10% para cada parâmetro, respetivamente).
  3. Avaliação Final/Sumativa – média entre a avaliação das aprendizagens nos módulos – domínio dos conteúdos (80%) + Participação e Relações Interpessoais nos módulos (20%).

Cada formando fica aprovado com a nota mínima de 10 valores.

No final da formação cada um dos intervenientes (formando, formador e coordenador) preenche um questionário de avaliação da ação de formação.

Detalhes

Automóvel

  •  8 horas
  •  Presencial
  •  Duração: 1 dia, das 09h00 às 18h00

Isento de IVA ao abrigo do nº10 do artº9 do CIVA.

Datas de início

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